quinta-feira, 9 de abril de 2015

Café Literário com Inês Pedrosa dia 14 de abril

Segundo as notícias da Câmara Municipal da Covilhã:
"Na terça-feira dia 14, o Café Literário senta à mesa a escritora e jornalista Inês Pedrosa, num encontro que será, também, um agradável momento musical, com presença dos músicos da EPABI e com apresentação do escritor covilhanense, recém-galardoado com o Prémio Literário Alçada Baptista e vencedor de vários prémios literários, João Morgado
A escritora, natural da cidade de Coimbra, é autora de 22 livros. Recebeu dois dos galardões do "Prémio Máxima de Literatura", com o romance Fazes-me Falta e, este ano, com o livro Dentro de Ti Ver o Mar e Desamparo. Como jornalista trabalhou na imprensa, rádio e televisão. Inês Pedrosa escreve, actualmente, para o semanário Sol e manteve, durante anos, uma crónica semanal no jornal Expresso. Recebeu, em 2007, o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Algumas das suas obras encontram-se publicadas no Brasil, Espanha, Itália e Alemanha. Publicou, ainda, duas novelas fotográficas, Carta a Uma Amiga e Do Grande e do Pequeno Amor, e escreveu duas peças de teatro, Doze Mulheres e Uma Cadela (2005, teatro da Trindade, encenação de São José Lapa) e Socorro, Estou Grávida! (em co-autoria com Patrícia Reis, encenação de Celso Cleto, 2006). Dirigiu a revista Marie Claire entre 1993 e 1996. Foi diretora da Casa Fernando Pessoa entre 2008 e 2014. 
O café literário deste mês acontecerá no Café Covilhã Jardim, pelas 21h30. "
O Último livro da autora

A saga de uma mulher, Jacinta Sousa, que foi levada do colo da mãe para o Brasil aos três anos e regressa para a conhecer mais de cinquenta anos depois é o ponto de partida deste extraordinário romance de Inês Pedrosa. “No Brasil eu sempre fui a Portuguesa; em Portugal, passei a ser a Brasileira".
Numa escrita inteligente, límpida e plena de humor, a autora cria um universo singular, uma aldeia em que se cruzam personagens e histórias de vários continentes.
Emigrações e imigrações de ontem e de hoje, seres solitários e escorraçados que procuram novas formas de vida, enquanto tentam sobreviver à maior depressão económica das últimas décadas.
O amor, a traição, o poder, a inveja, o ciúme, a amizade, o crime, o medo, a vingança e sobretudo a morte atravessam este livro que faz a radiografia do Portugal contemporâneo, num enredo cheio de força e originalidade.



Sem comentários:

Enviar um comentário